CONTRATO 36/2019
agosto 23, 2019
Vereadores visitam Brasília em busca de benefícios para Morrinhos
agosto 27, 2019

Audiência Pública promove debate sobre a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LOA) e a revisão do Plano Plurianual (PPA)

A Prefeitura de Morrinhos nesta segunda-feira 26, realizou Audiência Pública, para prestação de contas no Auditório da Câmara Municipal, para tratar sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA 2020), e também sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA 2018/2021).

O prefeito Rogério Troncoso abriu a Audiência ressaltando para presentes a extrema necessidade de seguir os planejamentos da LOA, pois ano que vem será o último do mandato e é necessário deixar as contas do Município zeradas. “A gente diz isso porque vai ser um ano arrochado, estamos em uma crise econômica financeira a mais de quatro anos, e não existe expectativa para melhorar essa crise, temos que privilegiar as obras que estão em andamento, para começar e encerrar. Vamos tentar, dentro do possível manter um nível de controle para que essas obras se encerrem dentro do nosso mandato”, explicou.

O Contador Vinícius Henrique Pires Alves conduziu a Audiência, primeiramente explicando a importância do planejamento da legislação pública, e quais são as etapas para a construção e realização. “O planejamento inicial foi em 2017, o que é a necessidade da população com o plano de governo, que é o macro para os quatro anos, e estamos trabalhando nele até hoje, e todos os anos fazemos adaptações dentro da realidade, o que foi planejado lá atrás e estamos discutindo aqui hoje”, explicou.

Vinícius também explicou o que é a LOA, o que ela representa e a necessidade de ser bem planejada, “A LOA é elaborada no exercício para ter a vigência no próximo ano, por isso a importância de estar participando, defendendo e opinando. Esse processo é para dar continuidade nos governos, para que quando um ciclo se encerre, o outro possa dar continuidade”.

Por fim, Vinícius elogiou o Município de Morrinhos, pois o cenário nacional, infelizmente, não é positivo como o do Município. “Morrinhos tem uma situação bem atípica dos outros municípios, pois os outros estão extrapolando o orçamento. Morrinhos está de parabéns pela forma que administra”.

Público presente.

Ao final, Rogério fez questão de esclarecer para os presentes que existe uma diferença entre ter no orçamento e ter em dinheiro. “O fato de ter essa previsão não quer dizer que temos esse dinheiro em caixa para gastar, temos que ver o orçamento e fazer uma previsão. Quero deixar claro, pois as pessoas confundem muito isso, o ideal seria que fosse. Quanto mais próximo da realidade for nosso orçamento, melhor é o planejamento do orçamento”, finalizou.

Estiveram presentes os Vereadores Alex Timbete, Tiãzinho do Ônibus, Dorvil leite, Ronilton Cândido, Zé Fala Grossa e Laviery, o Prefeito Rogério Troncoso e a Primeira-dama Terezinha Amaral, os Secretários do Município, Saúde André Luiz, Finanças Joviano Barbosa, Administração Paulo Barba, Assistência Social Ruth Corcelli e Controle Interno Marlos, e demais servidores públicos municipais. E também os alunos do curso preparatório do projeto Pró Cidadão a convite da Primeira Dama participaram acompanhados das professoras Sandra Marques, Fabiana Barros e Lorena Flávia.